FAQS

Perguntas frequentes

Bienvenue dans notre centre de Questions Fréquemment Posées.

Nous rassemblons ici les informations les plus pertinentes sur nos produits (Pompes, Systèmes de Pompage, Ventilateurs, Générateurs et Services de Support Technique) pour répondre à vos besoins. Vous trouverez ici des réponses à une variété de questions courantes. Si vous ne trouvez pas ce que vous cherchez, n’hésitez pas à nous contacter directement pour obtenir une assistance supplémentaire.

Como comprar um artigo?
Os nossos clientes merecem um serviço eficaz e personalizado, como tal basta fazer um pedido de contato e um comercial entrará em contato consigo, ou ligar diretamente para a nossa sede, onde rapidamente um dos nossos comerciais experientes irá ajuda-lo a encontrar a melhor solução para o seu problema. Seja qual for o método que escolha trabalhamos diariamente para alcançar a excelência.
Como posso substituir o meu equipamento?
Encontre rapidamente uma bomba, sistema de bombagem, ventilador ou gerador de substituição através do nosso Configurador, ou se preferir entre em contato com o nosso departamento comercial por via telefónica ou através do formulário de contato disponibilizado, preferencialmente acompanhando o pedido com fotos do equipamento.
Onde posso encontrar informações para a resolução de avarias de um produto EFAFLU?
Juntamente com os produtos seguem as instruções de instalação e operação, que contêm todas as informações relevantes para a resolução de avarias. Em caso de não ser suficiente ou de subsistirem dúvidas, pode sempre entrar em contato com o nosso Serviço Após Venda.
Que tipos de líquido posso bombear com uma bomba submersível de furo ou poço?
Água limpa, isenta de matérias sólidas ou fibrosas. As bombas de furo toleram alguma concentração de areias.
Posso utilizar uma bomba de furo para poço?
Sim, é possível desde que a bomba seja adaptada com uma camisa de refrigeração. Esta solução é válida para qualquer instalação em águas abertas.
Qual a concentração máxima de areia permitida nas bombas de furo?
A concentração máxima de areia permitida nas bombas de furo é regra geral 25 g/m3. Concentrações superiores reduzirão o tempo de vida útil da bomba, provocando desgaste prematuro dos seus componentes e aumentando o risco de bloqueios.
Que tipo de empanque mecânico adequado à minha aplicação?
A maioria das bombas EFAFLU possui empanque mecânico adequado à aplicação a que se destina, podendo no entanto ser adaptada a condições específicas de operação informadas pelo cliente. Estas condições geralmente determinam condições de temperatura, pressão, resistência química, viscosidade ou presença de elementos abrasivos que promovem a alteração dos vários componentes de um empanque mecânico como as suas faces, molas e vedantes, mas também o tipo de lubrificação (flushing) mais adequado.
O que provoca o sobreaquecimento dos motores elétricos?
O sobreaquecimento de um motor pode ter origem em defeitos elétricos, mecânicos ou em fatores relativos ao ambiente exterior que o rodeia. Dos fatores elétricos destacam-se variações de tensão na rede, desequilíbrio de fases e a degradação da resistência de isolamento nos enrolamentos. Nas causas mecânicas o elevado número de arranques, a sobrecarga (potência absorvida superior à potência útil) ou excessiva resistência dos componentes móveis à rotação, são as causas mais comuns. No ambiente externo destacam-se temperatura ambiente elevada, ventilação deficiente ou instalação em altitude como os principais fatores.
O que é uma bomba circuladora de rotor imerso?
É uma bomba centrífuga em que todos os elementos rotativos se encontram imersos no líquido bombeado, desta forma a refrigeração e lubrificação destes componentes é garantida pelo próprio líquido.
A altura manométrica da bomba de retorno AQS, contempla a altura geométrica do edifício?
As redes hidráulicas de água quente sanitária (AQS) são projetadas em sistemas fechados. Nestes sistemas a altura geométrica não é contabilizada, apenas as perdas de carga com origem na resistência das tubulações e as localizadas com origem nos acessórios das mesmas.
Os acessórios de ligação das bombas estão incluídos no equipamento ou são adquiridos em separado?
Os acessórios de ligação roscados ou flangeados juntamente com os vedantes terão de ser solicitados separadamente, sendo importante especificar o tipo e as dimensões pretendidos. Estes acessórios estão incluídos somente nos casos em que as bombas fornecidas não apresentem ligações normalizadas.
Como instalar um equipamento EFAFLU.
Deverá seguir as indicações contidas no manual de instruções e operação que acompanha o equipamento. Este manual contém as informações básicas para que realize as operações de instalação, operação e manutenção ao seu equipamento. É fundamental que estas instruções sejam seguidas pelo técnico responsável pela instalação e posteriormente pelo proprietário ou responsável da manutenção, por ele designado.
Como posso contactar o Serviço Após Venda da EFAFLU?
Poderá contatar diretamente ou preenchendo o formulário específico que é disponibilizado online. É importante que identifique a empresa ou número de cliente de forma a ser possível acelerarmos o processo de resposta.
O que é uma camisa de refrigeração?
A camisa de refrigeração é um dispositivo que permite promover a refrigeração mais eficiente de um motor elétrico. Este dispositivo é habitualmente aplicado em bombas submersíveis de furo ou para efluentes.
O que acontece se a bomba estiver a funcionar fora da curva?
Na eventualidade do sistema exigir mais caudal do que aquele para o qual a bomba foi concebida, o ponto de operação ficará próximo ou até fora do final da curva de performance. Esta situação poderá resultar em danos graves para a bomba e motor.
O que é a abrasão?
Um líquido abrasido contêm partículas sólidas com capacidade abrasiva que irão provocar um desgaste prematuro dos materiais. Exemplo disso são os líquidos contendo partículas de sílica (areia) que em determinada concentração poderão afetar a performance e vida útil do equipamento.
O que é a corrosão?
Os líquidos corrosivos possuem nas suas propriedades químicas capacidade de aceleração do processo de oxidação dos metais, desta forma é importante conhecermos estas propriedades previamente à seleção. Da mesma forma, externamente alguns equipamentos com composição à base de polímeros poderão sofrer ataques dos raios UV.
O que provoca o ruído do fluído na tubagem?
Este ruído ocorre devido há elevada velocidade do fluído na tubagem, que pode decorrer de uma secção desadequada, pontos de estrangulamento ou abertura/fecho de válvulas. Uma possível solução passa por reduzir o caudal da bomba de forma a conseguir-se uma melhoria no equilíbrio hidráulico.
Equilíbrio hidráulico?
O equilíbrio hidráulico de um sistema é atingido sempre que não existe abastecimento em excesso ou deficiente de água, para qualquer dos consumidores ou pontos de consumo.
O que é uma bomba de operação em câmara seca?
É uma bomba submersível dotada de uma camisa de refrigeração que providenciará o adequado arrefecimento ao motor elétrico. Neste tipo de instalação, embora sendo submersível apenas os componentes internos da bomba estarão em contato com o fluído bombeado.
Onde posso encontrar o produto EFAFLU adequado para a minha aplicação?
No website da EFAFLU, no separador «produtos» encontrará todas as informações detalhadas sobre cada equipamento EFAFLU. Poderá ainda pesquisar equipamentos através das «Áreas de Atuação» onde será possível encontrar uma diversidade de soluções para cada uma das áreas. Em alternativa poderá ainda aceder ao nosso software disponibilizado gratuitamente online PSO. Por fim tem sempre a opção de solicitar o nosso apoio técnico entrando em contato direto connosco.
O que é um grupo eletrogéneo?
Um grupo eletrogéneo (gerador) é um equipamento projetado para converter energia térmica em energia mecânica (motor de combustão) e, consequentemente, em energia elétrica (gerador). O motor e o alternador estão diretamente acoplados e fixos numa base comum juntamente com outros elementos essenciais, como: • Baterias e kit de fichas. • Tanque de combustível / estrutura do chassi. • Painel de controlo. • Quadro de transferência de cargas. • Silenciador.
Que gerador escolher, monofásico ou trifásico?
A escolha de um gerador monofásico ou trifásico depende do tipo de cargas que pretende ligar. A tensão monofásica esta normalmente relacionada com equipamentos de menor potência e consumos de energia baixos, como é o exemplo de equipamentos domésticos em residências. Já à tensão trifásica associamos equipamentos de maiores dimensões, como por exemplo os aparelhos com motores de alta potência na indústria. Os geradores trifásicos são mais compactos e leves em comparação com os monofásicos, devido à utilização mais eficiente de seus enrolamentos.
Dicas e recomendações para a manutenção de geradores.
A manutenção de geradores é crucial para prevenir danos no equipamento e garantir o seu funcionamento adequado. Após a instalação e comissionamento do gerador, é essencial realizar as operações de manutenção preventiva, estas devem ser realizadas por técnicos qualificados. Seguem algumas sugestões da EFAFLU para prolongar o ciclo de vida do seu gerador: • Fazer uma verificação ao seu equipamento duas vezes por ano. • Inspecionar e reapertar cabos de ligação no alternador/painel de controlo. Fazer uma limpeza regular do pó e sujidade. • Operar o gerador de três em três meses. • Ter cuidado com a entrada de água. • Substituir a tampa da válvula a cada 1000 horas de trabalho. • Substituir regularmente o gasóleo, o óleo e os filtros de ar. - Verificar o estado das baterias.
Quais as vantagens de um gerador com motor Diesel?
O gerador com motor Diesel destaca-se por ser disponibilizado em diversas gamas de potência, consumindo menos combustível, promovendo assim uma eficiência superior no fornecimento de energia, oferecendo maior durabilidade e um ciclo de vida duradouro. Além disso, a manutenção de um gerador com motor Diesel é mais acessível, já que este não possui carburador nem velas.
Quais as principais causas para um gerador não arranca?
A manutenção é vital para assegurar o funcionamento seguro e eficiente do gerador, além de prolongar o seu ciclo de vida. No entanto, mesmo com manutenção regular, podem ocorrer falhas imprevistas no funcionamento do grupo eletrogéneo. Aqui estão algumas razões que poderão ser responsáveis pelo mesmo não arrancar: • Falha de bateria. • Ar no sistema de combustível. • Fuga de combustível. • Carbonização. • Problemas nos disjuntores ou fusíveis.
Qual a importância de uma cortina de ar?
A cortina de ar é um dispositivo de ventilação que estabelece uma barreira de ar para evitar as trocas de calor com o ambiente exterior, sem a necessidade de isolamento físico dos espaços. Essa barreira de ar atua como isolante térmico, contribuindo para a manutenção da temperatura interna do espaço. Além da sua elevada eficiência, a cortina de ar também protege o ambiente da contaminação por poeira, insetos, poluição e odores desagradáveis do exterior, promovendo assim um ambiente mais higiênico.
A cortina de ar substitui o ar condicionado?
Não. A cortina de ar promove a recirculação do ar interior formando uma barreira de ar no acesso ao exterior, este ar é previamente aquecido/arrefecido pelo ar condicionado instalado. Em alguns modelos é no entanto possível ter como opção baterias de aquecimento.
Qual a importância das cortinas de ar no que diz respeito a insetos.
As cortinas de ar desempenham um papel crucial no combate aos insetos devido à barreira de ar que criam. Esta barreira impede que os insetos entrem no espaço fechado, mantendo-os afastados. Como resultado, as cortinas de ar ajudam a garantir um espaço mais higiênico e confortável, ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de uso de produtos químicos ou repelentes para controle de pragas. Destacando a importância deste sistemas essencialmente nos locais relacionados com bens alimentares e cuidados de higiene e saúde.
Qual a importância da ventilação em espaços industriais?
O ventilador para a indústria tem uma importância vital. Como componente do amplo contexto da climatização, a ventilação industrial não só provoca a dispersão de contaminantes no ar ambiente, bem como dilui concentrações de gases, vapores, com a finalidade de promover conforto térmico e um ambiente saudável para os colaboradores.
Quais as aplicações de um ventilador centrífugo?
Os ventiladores centrífugos possuem uma aspiração axial e compressão radial. A configuração da sua turbina pode proporcionar pressões de operação relativamente elevadas, ideais para aplicações, como por exemplo as áreas da climatização ou indústria.
Quais as aplicações de um ventilador axial?
Os ventiladores axiais possuem uma aspiração e compressão axial (em linha). A configuração da sua hélice permite obter caudais de operação relativamente elevados, ideais para aplicações onde se torna necessário movimentar grandes volumes de ar.
Parle-nous